A leitura da vez é o clássico escrito por F. Scott Fitzgerald, chamado O grande Gatsby. A edição que eu li é da Penguin-companhia e possui 256 páginas.
     Sobre a edição, bom, ela é de baixíssima qualidade, é aquele tipo de livro que se tu não cuidar com carinho ele não vai durar nada, mas ao menos as páginas são amarelas! Aê! hahaha

     Bom, basicamente, o livro é narrado pelo personagem Nick, com tudo começando de verdade a partir do momento em que ele aluga uma casinha em um bairro muito rico. Lá ele conhece o Sr. Gatsby, que é quem, claramente, dá nome ao livro.
     É um romance trágico que se passa na década de 20, seguindo a linha do famigerado sonho americano que vemos até hoje em filmes: pessoas exageradamente ricas, festas exageradamente extravagantes, pessoas exageradamente felizes, romances exageradamente românticos, e é interessante como o narrador-personagem se mostra perdido em todos esses exageros, já que ele não faz parte dessa classe endinheirada que vive em uma bolha e enxerga o mundo cheio de ornamentos com forma de dólares.

     Enfim, eu não posso deixar de comentar que é um livro muitíssimo bem escrito, com uma narrativa elegante e de alta qualidade, e admito que esse foi um dos maiores motivos d'eu não ter largado a leitura, pois me senti herege só de pensar no abandono de uma obra tão bonita, hahaha
     Não posso dizer que a estória é chata, muito menos que ela é ruim, mas posso dizer que, definitivamente, não faz o meu tipo. Apesar dela ser - como eu já disse - bem escrita e não ser prolixa (odeio "enche linguiça"), infelizmente continuou não me prendendo, muito menos me conquistando. Careceu de um bom ápice, ou de segredos mais intrigantes, ou sei lá, qualquer coisa que não se parecesse tanto com a realidade.
     Não curto muito coisa pé no chão demais, sabe? Meu negócio é mais o inalcançável e o utópico (ou distópico, como preferir), pois sempre achei que o dia-a-dia é para ser vivido, e não lido. Talvez seja por isso que eu não goste tanto de Bukowski.
     Entretanto, a estória te toca com carinho e te deixa pensativo, questionando o limite das coisas e o que é verdadeiro ou não. Amor sempre é um tema muito bom para quem gosta de questionar esse tipo de coisa.
     Talvez se as pessoas não criassem tantos adornos para esse livro eu tivesse gostado mais, pois o maior problema mesmo foi a expectativa. Esperei por uma grande estória, mas encontrei algo comum - bonito, mas comum.

Agora, sobre o filme.
     Fiz questão de assisti-lo pouco após o término da leitura, por pura curiosidade mesmo. Não sou cinéfila e não sei fazer nenhum tipo de crítica a filmes, mas posso dizer que me impressionei com a fidelidade do filme para com o livro, o que é muito raro de acontecer.
     Ah, eu assisti o último, aquele com o Leonardo-diCaprio-sem-oscar e o Homem Aranha.

Até a próxima! :)



6 Comentários

  1. Eu li esse livro no começo de 2015 e tive um pouco de dificuldade com a escrita e minha edição era da Landmark, que a letra é super miúda, o que também não ajudou.
    Eu gostei bastante da história e também fui assistir o filme na sequência, o que me ajudou a dar ainda mais vida pra história.

    Beeijo
    Resenhando Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, é mesmo? Eu achei a leitura bastante agradável, o meu problema realmente foi apenas com a estória, que não me atraiu. Mas que bom que gostaste do livro. :)

      Abraços.

      Excluir
  2. Li O grande Gatsby no ano passado por causa da faculdade e gostei muito! Tive muita pena do Gatsby.... Mas é um bom livro! Não sei o que acontece comigo, só que toda vez que leio um livro e depois vou assistir a uma adaptação do mesmo, não consigo! =/

    Leitora Compulsiva
    http://olhoscastanhostambemtemoseufascinio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, dá uma peninha dele. Ao fim eu fiquei bastante pensativa sobre a mensagem que o livro passa, que considerei meio pessimista. Mas, em geral, é um bom livro sim, faz jus aos motivos de ter se tornado um clássico.
      Caso ainda não tenha assistido essa adaptação que citei, eu recomendo, realmente ficou muito boa!

      Obrigada pela presença, beijos.

      Excluir
  3. li mas tem um bom tempo, mas lembro que gostei da história... realmente eu esperava algum 'boom' que me surpreendesse, mas como você falou - é bonito, mas comum.

    Tô com o filme que tem Leo aqui, ainda não assisti, acredita??? kkkkk
    mas vou reparar esse meu erro...
    a edição é bacana, gosto dos livros da editora, apesar da qualidade realmente não ser lá essas coisas...
    bjs ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme é bem legal, eu gostei bastante. Tô querendo assistir agora o mais antigo, mas só de curiosidade mesmo hahah

      Excluir

Deixe o link do seu blog para que eu dê uma olhada, e obrigada pela visita! :)