Essa será minha primeira postagem especial para alguma leitura da TAG, então acho que pode ser legal dar uma breve apresentada e explicar o que é para quem ainda não conhece.
     A TAG - Experiências Literárias é uma empresa que teve a grande ideia de criar algo parecido com um grupo do livro moderno, no qual a pessoa se associa e paga mensalmente, recebendo em troca um livro surpresa que sempre virá dentro de uma caixa muito bonitinha, junto com um marcador de livro personalizado; um presente que tenha relação com o livro (houve mês que os associados receberam até cachaça! haha); uma revista especial com diversas informações sobre o autor, o gênero e mais quaisquer outras coisas que possam ser interessantes e acrescentem na leitura, além de informações sobre o(a) curador(a) do mês.
"Curadora(a) do mês? O que diabos é isso????"
     Pois então, os livros que a TAG envia mensalmente aos seus associados não são escolhidos aleatoriamente, todo mês uma pessoa influente e/ou formadora de opinião será a responsável pela indicação, o que com certeza torna a parada bem mais interessante. Ler algo indicado com carinho é sempre mais enriquecedor do que um ler um livro qualquer.
     Todas as minhas postagens com resenhas dos livros da TAG acontecerão apenas após o dia 20 de cada mês, para garantir que, caso algum associado acompanhe o blog, não receba spoiler de qual livro é.



Agora, sobre o livro do mês!
     Ele foi escolhido por ninguém menos que Luis Fernando Veríssimo e chama-se O Seminarista, escrito por Rubem Fonseca, de 184 páginas.
     Segue o link da breve explanação sobre o curador e uma sinopse feita para os associados tentarem adivinhar qual era o livro: https://taglivros.com/indicacoes-passadas/luis-fernando-verissimo


     Antes de tudo, preciso admitir que a minha primeira impressão da estória foi deveras superficial e, após a leitura de um artigo sobre ele, senti-me até mesmo envergonhada da apreciação do livro feita por mim pois, aparentemente, foi muito rasa, mas ainda assim a exporei aqui, até mesmo porque o artigo não é baseado em palavras do autor, mas apenas em opiniões e ideias (que fazem bastante sentido). Após a minhas impressão, postarei o link do artigo para quem se interessar. :)



     A estória é sobre um homem chamado José que é um matador de aluguel profissional - não só profissional, mas o melhor do mercado - que decide largar essa vida, mas após isso percebe estar metido numa treta muito maior do que imaginava e só se fode.

     Foi o meu primeiro romance policial, antes dele eu só havia lido alguns contos.
     A escrita é crua e direta, e a estória é simples e de fácil leitura, te instiga e te faz querer ler sempre o próximo capítulo, e o fato dele ter sido escrito originalmente em português faz toda a diferença, já que não acontece a famigerada perda de significados na hora da tradução. É sempre legal ler algo da sua língua-mãe, pois você se depara com gírias e construções de frase que dificilmente um tradutor capitaria na translação.
     Ou seja, é uma leitura gostosa, que não te exige muito esforço, ela simplesmente flui e, quando tu vê, já acabou o livro.
     Entretanto, existem uns problemas. Uns problemas bem chatos, na verdade, que me incomodaram bastante a ponto de levar-me a buscar explicações.

     Vou começas pelos problemas pessoais e que afligiram, especificamente, a minha pessoa:
- o personagem principal é extremamente machista e, como se isso não bastasse, o seu machismo é romantizado a fim de parecer bonito e "um homem de verdade". Não sei dizer, é claro, se isso é realmente apenas a construção do personagem, ou se o escritor deixou transpassar pensamentos dele (o que é bem comum) como se fossem naturais de qualquer homem. Eu sinceramente espero que não seja isso, pois infelizmente não consigo ter empatia por um escritor que enxerga as mulheres como o personagem enxerga.
- o enredo é batido e carece de novidades estruturais; a única surpresa foi justamente onde residiu a minha dúvida principal e, provavelmente, o maior furo da trama.

     Agora, falando resumidamente do furo que me perturbou (prometo que ele não configura como spoiler): um personagem morreu (a morte dele foi descrita com todas as letras, ela era totalmente inegável) e depois simplesmente voltou à vida sem absolutamente nenhuma explicação. Não sei se o autor simplesmente esqueceu de inventar qualquer deus ex machina para explicar a absurda ressurreição, ou se ele imaginou que ninguém iria perceber (o que seria idiota, já que é um personagem de certo peso).
     Além da chatice que é o personagem ficar durante todo o livro citando coisas em latim, né. Forçadão.



     Leu as minhas opiniões? Ok, agora prepare-se para um mindblowing e leia o artigo a seguir: http://www.revista.vestibular.uerj.br/coluna/coluna.php?seq_coluna=71

     Me arrepiei diversas vezes durante a leitura do artigo, pois se ele tiver traduzido a real intenção de Rubem Fonseca ao escrever O Seminarista, o cara é um gênio. O livro passa a ser uma grande ironia (maior do que já era) com a religião cristã, uma crítica amarga e inteligente.
Enfim, é melhor você ler por si só, não quero tirar os créditos de quem percebeu essa coisas.

"Os crimes são pistas falsas, simplesmente pretextos metafóricos para que se questione a verdadeira violência: a violência da linguagem. A linguagem é precisamente o lugar onde se constroem as ficções lógicas que explicam e justificam qualquer ação violenta e cruel."

Abraços!



8 Comentários

  1. Ainda não tive a oportunidade de ler o livro desse mês porque ando muito enrolada com atividades acadêmicas, então pulei boa parte do seu post pra não pegar spoilers do enredo hahaha
    Pretendo voltar aqui pra comentar o post assim que ler o livro, mas não custa repetir sempre: a TAG é muito amorzinho, nê?! Sou apaixonada por todo o carinho que eles envolvem no projeto.

    http://mdisasters.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha sem problemas
      Eu estou adorando a experiência da TAG, já sou associada há três meses e até agora cumpriu minhas expectativas. Acho muito especial a forma que eles tratam o serviço, isso sem falar de todo o carinho.

      Excluir
  2. Genteeeee, pára tudo!! Estava louca atrás de alguém que falasse sobre a TAG porque quero muito me tornar sócia, e ai, essa menina me tira as dúvidas e ainda faz resenha do livro do mês! Sua linda! Adorei o post e a resenha!! Logo mais, farei parte desse clube também! Beijão!

    Leitora Compulsiva
    http://olhoscastanhostambemtemoseufascinio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz pelo post ter sido útil para você, já que o propósito é geralmente esse, haha
      Espero que fique satisfeita como eu com a associação, e obrigada pelo carinho.
      Beijos! :)

      Excluir
  3. Oi, Tisa! Acho que todo mundo se incomodou com o livro desse mês, né? Eu fui uma.
    Gosto muuuuito do Rubem Fonseca, mas esse livro não me agradou. Isso que eu gosto de policial.
    Abraço!!
    (já arrumei teu link lá no blog!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No grupo da TAG eu até vi bastante gente que curtiu, mas infelizmente eu não fui uma dessas pessoas hahaha Eu ainda não conhecia o autor, e acho que não foi uma boa primeira impressão, mas ainda pretendo ler mais algo dele pra ver se minha opinião muda.
      Ah sim, muito obrigada!!! :)

      Excluir
  4. Estou bastante curiosa sobre a TAG, pensando seriamente em adquirir. Mas aí lembro que também tem aquela Nerdloot e fico em dúvida entre ambas, haha. Vou dá uma procurada, tanto na TAG quanto no livro, a história me intrigou bastante.
    Beijos

    http://sonhandoatravesdepalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, eu não conhecia esse Nerdloot, só fui saber da existência agora que pesquisei para saber do que tu tava falando. Poxa vida, agora quero os dois também hahahaha
      Obrigada pela visita!! :)

      Excluir

Deixe o link do seu blog para que eu dê uma olhada, e obrigada pela visita! :)