Hoje, finalmente, vai sair a resenha desse livro que, quem me conhece (ou ao menos acompanha aqui), sabe que eu demoreeeeeei para terminar de ler. Demorei pra caralho, mesmo, hahahah
Antes de começar a minha pseudo-resenha, vamos à apresentação do skoob, certo?

Novembro de 63
Veja também no Skoob.

A vida pode mudar num instante, e dar uma guinada extraordinária. É o que acontece com Jake Epping, um professor de inglês de uma cidade do Maine. Enquanto corrigia as redações dos seus alunos do supletivo, Jake se depara com um texto brutal e fascinante, escrito pelo faxineiro Harry Dunning. Cinquenta anos atrás, Harry sobreviveu à noite em que seu pai massacrou toda a família com uma marreta. Jake fica em choque... mas um segredo ainda mais bizarro surge quando Al, dono da lanchonete da cidade, recruta Jake para assumir a missão que se tornou sua obsessão: deter o assassinato de John Kennedy. Al mostra a Jake como isso pode ser possível: entrando por um portal na despensa da lanchonete, assim chegando ao ano de 1958, o tempo de Eisenhower e Elvis, carrões vermelhos, meias soquete e fumaça de cigarro.
Após interferir no massacre da família Dunning, Jake inicia uma nova vida na calorosa cidadezinha de Jodie, no Texas. Mas todas as curvas dessa estrada levam ao solitário e problemático Lee Harvey Oswald. O curso da história está prestes a ser desviado... com consequências imprevisíveis.
Em Novembro de 63, livro inédito de Stephen King, a viagem no tempo nunca foi tão plausível... e aterrorizante.
Como diz na sinopse, a estória é estruturada em cima da possibilidade de viajar no tempo. O referido sujeiro, Al Templeton, encontrou algo que ele chamava de Toca do Coelho na dispensa da sua lanchonete (popularmente conhecida como GatoBúrguer, por acharem que o lanche é tão barato que só poderia ter sido feito com carne de gato), e ele acreditava que, sempre que passava por ela, chegava exatamente ao mesmo lugar na história: 30/09/1958. Com essa grande descoberta, ele fez a viagem várias e várias vezes, sem nunca contar a ninguém por motivos óbvios, né, pois com certeza iriam surgir do chão todas aquelas organizações malucas como CIA e Pentágono para perturbar a vida do cara hahah
Durante um bom tempo Al usou essa sua curiosa vantagem apenas para comprar carne e fazer suas comidinhas na lanchonete - por isso eram tão baratas. Pois é, Al costumava ser um homem não muito ambicioso, até que, aparentemente, ele teve um grande insight e se ligou que o presidente John F. Kennedy seria morto a quase 5 anos após a data em que ele descia no passado toda vez que passava pela Toca do Coelho para fazer a compra da semana. Nisso, parece que toda a ambição dele que estava guardada se juntou de uma vez só e ele decidiu que iria impedir o assassinato de Kennedy, olha que loucura. Sei nem o que Freud diria sobre isso (claro, nunca li Freud) hahahaha

Então o cara voltou pro passado e começou a mapear a vida do maior suspeito que se tem até hoje como assassino, um carinha comunista chamado Lee Oswald que batia na mulher (tá vendo o rapaz na foto aqui do lado esquerdo? É ele). Al fez o trabalho de um perfeito detetive, anotando tudo quase que doentiamente, só que aí ele ficou genuinamente doente. Se descobriu com câncer, portanto, incapaz de completar a tarefa, pois com certeza iria morrer antes da data prevista para o assassinato. Afinal, o passado nunca quer ser mudado.
Já fodidasso, Al voltou para a sua época natal e foi atrás de alguém que pudesse terminar o que ele havia começado, e foi assim que chegou em Jake, um professor comum de inglês.
Como já sabemos, Jake ponderou a possibilidade por um tempo, mas foi, e é aí que a estória genuinamente começa - ou seja, não vou falar mais nada, senão será spoiler hahaha

Vou começar dizendo que dei nota 4 para o livro no skoob, mas admito que não sei muito bem explicar o motivo, pois não sou boa em mensurar qualidade com notas (por isso que não uso esse sistema aqui no blog), então vou tentar ser bem direta:
- o livro poderia ter cerca de 200 páginas a menos e continuaria sendo fantástico, pois eu considerei diversas passagens totalmente inúteis;
- o final é idiota (apesar de ter me feito chorar);
- o personagem principal se tornou, de professor comum de inglês, para um Grande Espião em questão de dias - eu nunca teria sido capaz de fazer as coisas que ele fez sem levantar suspeitas;
- acredito que o livro teria sido mais interessante se houvesse um foco maior no icônico personagem Homem do Cartão Amarelo e nos paradoxos temporais, do que na historicidade e no romance construído (apesar dele ter me feito chorar, rs).

Mas, claro, essas são absolutamente apenas minhas opiniões, tendo em vista que tudo que eu falei é subjetivo. Já vi gente citando como trunfo algo que eu considerei defeito, então realmente varia.



"Lar é ver a lua nascer sobre a terra ampla e adormecida e ter alguém que podemos chamar à janela para olharmos juntos. Lar é onde dançamos com os outros, e dançar é viver."

Sobre as expectativas que eu tinha para com o livro? Não eram muito altas, admito, pois a premissa não me chamou muita atenção. Eu iniciei a leitura pois tive muuuitas recomendações boas, e isso sem falar que a série já está sendo lançada, e eu pretendia ler o livro antes de assisti-la, mas ainda assim a estória se desenrolou de uma forma que não era esperada por mim. Pela premissa eu já tinha consciência que haveria um grau de historicidade e "pé no chão", mas não tanto quanto o que vi, pois realmente estava acreditando que iria me deparar com muito suspense e uma fantástica ficção científica, só que acabou que a ficção ficou totalmente de lado - ela foi só um pequeno complemento para a estória seguir em frente, e isso me decepcionou um pouco, pois eu esperei até o final por explicações que não vieram (e isso porque o livro tem 727 páginas).

Ok, agora falando de coisa boa, que para quem já é leitor do King não será surpresa nenhuma: puta merda, apesar de todos os pontos que considero defeitos, eu terminei a leitura me sentindo sem chão. Me apeguei tanto àqueles personagens que, cara, eu já estava sentindo que faziam parte da minha vida, e não é nem um pouco divertido virar a última página do livro e sentir que a sua ligação com eles simplesmente terminou.
A estória pode não ter sido tão legal e interessante quanto eu esperava, mas os personagens são extremamente bem criados e aprofundados, eles parecem pessoas reais. Nesse ponto eu compreendo totalmente quando o escritor novamente se mostra com uma obra de centenas de páginas, pois ali não está apenas o desenrolar da trama, e sim vidas. Realmente se tornam necessárias tantas páginas quando a intenção é dar vida.
Terminei a leitura me sentindo íntima de Jake e Sadie, e vou demorar para superar a falta deles no meu dia a dia.

Para finalizar, uma nota especial para quem já leu A Torre Negra: viagens espaço-temporais e guardiões. O passado se harmoniza. O ka é uma roda.


24 Comentários

  1. Oooi! Eu acho que achei engraçada a sua resenha. Não sei se você leu outros livros do King mas tudo que você descreveu é EXATAMENTE O CARA E PONTO, sabe? E olha que eu só li uns 3 livros dele e tô há meses enrolando para ler IT. O que faz o cara ser gênio ao mesmo tempo é algo que ~cansa~ em suas obras. Mas adorei sua resenha, fiquei mais curiosa para ler o livro (antes queria é mais ver a série mesmo).
    Beijos
    Sil - Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que nem tenho como discordar de você, dentre as dezenas de livros do King que eu li foram pouquíssimos os que não se encaixam nas críticas (e elogios) que fiz hahaah Ele realmente segue um padrão, e, apesar das partes desse padrão que eu não curto tanto, existem outras que o tornou um dos meus escritores favoritos.
      Beijos!

      Excluir
  2. Eu ficaria putassa com esse livro. Primeiro que se eu pego um livro sobre viagem no tempo eu certamente espero encontrar muita fição científica, então o King ter deixado isso de lado pra dar foco no romance não é legal. Segundo que nem de romance eu gosto. Terceiro que ler um calhamaço desses pra chegar no final sem explicações é frustrante.
    Tsc tsc tsc, já não tava interessada nele mexxxmo.
    Outra coisa, esse lance de tirar algumas páginas: se o King tirasse de todos os seus livros todas as páginas inúteis, daria uma série inteira. Eu hein, enrolação hauejsjwiiwnw quem vê assim nem imagina que amo esse tiozin ♡♡♡
    Sobre os personagens: a cara dele mesmo, puta habilidade de criar os melhores personagens e com uma profundidade e realidade que só ele mesmo. Foi justamente isso q me encantou em Sob a redoma ♡
    (Somos do tipo que morde e assopra HAHAHAHHHAHA)
    Mas é isso aí, King dá umas escorregadas as vezes e a gente reconhece isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, realmente fiquei desiludida com isso. Tão dizendo que na série eles darão um foco maior à ficção científica, veremos! hahah
      Admito que esse também nem era o livro que eu estava mais a fim de ler do mestre, só adiante a leitura mesmo pq queria lê-lo antes de assistir o seriado, rs.
      Somos muito morde e assopra mesmo hahaha

      Excluir
  3. Ok.... Lá vai. Eu nunca li Stephen King.
    DESCULPA!!!!!
    Eu sei, é um pecado. Eu preciso ler, sempre ouço dizer que ele é um mestre na literatura, mas nunca tive a oportunidade, sabe?
    Aproveitando seu amor pelo autor, me diz: qual livro é o ideal para eu começar? Aquele que irá me viciar, por favor!
    Beeeijos Tisa
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até quem já leu todos os livros do King teve que começar por algum lugar, então não tem problema nenhum nunca ter lido! hahahah
      Eu super te recomendo Misery para começar. É um livro rápido e intenso, um dos meus favoritos dele! :)

      Excluir
  4. Oi, tudo bem?
    Que resenha incrível.
    Gostei muito de ler seus pontos pra 'justificar' a sua nota. E entendo essa sensação após ler Stephen King ahah
    Novembro de 63 esta na minha wishlist.
    Torre negra esta na minha estante me esperando :D
    Bj


    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leiaaaa A Torre Negra! Novembro de 63 é legal, mas A Torre é FANTÁSTICO!!!!

      Excluir
  5. Ás vezes a gente demora mesmo pra ler um livro rsrsrsr Adoro viagens no tempo e me contaram que a a mini série que fizeram do livro é muito boa!

    Bjs, Michele

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, mas admito ficar deveras incomodada quando me vejo já há semanas na mesma leitura, rs.

      Excluir
  6. Oi Tisa!! Amo Stephen, mas, sem ofender, ele tem uma característica que acho ruim: o embromation. Sempre acho que algumas páginas poderiam ser facilmente retiradas, que de nada acrescentam ao enredo em si. Porém, ao mesmo tempo em que fico puta com essa característica, me apego aos personagens criados por ele. Como você citou na resenha, o cara é tão fodástico, que faz com o que personagem entre para a vida do leitor, a gente vai dormir e fica pensando no que vai acontecer com eles rsrsrs. E só isso, já é motivo para uma ótima avaliação.
    Esse livro está na minha lista de desejos, e quero ler. Resenha maravilhosa (como sempre).
    Beeeijos
    lua-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato! hahah Eu gosto muuuito de estórias detalhadas e aprofundadas, acho que isso faz nós nos apegarmos e nos identificarmos muito mais, mas às vezes o King leva isso a sério demais, rs.
      Muito obrigada, Bia!
      Beijos <3

      Excluir
  7. Que resenha fantástica!
    Uma pena existir tantos pontos negativos nesse livro, mas confesso que com King não tem jeito, pode ter inúmeros defeitos, mas as qualidades sempre superam e me fazem pegar para ler.
    Curiosa pelo final idiota e pela obra empolgante e emocionante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Naty!
      Pois é, por isso que, mesmo com tantos pontos negativos, a minha nota para o livro continuou sendo alta, rs.

      Abraço <3

      Excluir
  8. Helloo, Tisa! Tudo numa nice?!
    Ah, eu achei muito engraçada a maneira que desenvolveu essa resenha ahahah. Você coloca um toque de comicidade e abordou tudo da maneira que vejo as pessoas abordarem os livros do autor. Eu nunca li nada do King, pois é, sou um ET. Mas muita gente me recomenda sempre e sempre qualquer livro dele e hoje depois de ler sua resenha vou conferir um livro do Stephen. Essa estória não me prendeu muito apesar do cunho histórico que eu amo de verdade, eu amoo História, mas envolver voltar no tempo, essa é a parte que eu não curto. Tive experiências bem ruins com livros que tem esse estilo, e no geral passo bem longe, sabe?! A sua resenha está muito bem escrita e envolvente. Parabéns.
    Ah, obrigada por visitar meu blog e pelas palavras à mim. Fiquei muito contente e estou seguindo o seu blog também.
    Beijin...
    Pieces of Alana Gabriela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo ótimo! E contigo?
      Poxa, muito obrigada, fico super feliz por ter gostado daqui também. :)
      Sobre o King: é o que eu falei ali em cima, até quem já leu todos os livros do King teve que começar por algum lugar, então não tem problema nunca ter lido nada hahaha Ele tem vários tipos de livros, talvez apareça algum que te agrade.
      Beijos!

      Excluir
  9. Eu adoro historias de viagem no tempo, e sempre quis ler esse livro, foi bom saber que ele não e a obra prima que todo mundo fala, que dai não crio expectativas altas demais e me decepciono (apesar de que sendo King nao tem como não criar boas expectativas).
    Eu sei bem como e essa historia de gostar do livro mais pelos personagens do que pela historia em si, para mim 'O Chamado do Cuco' foi assim, eu não gostei da historia, mas os personagens eram tão legais que acabei amando o livro por isso.
    Nao sabia que tinha uma serie em desenvolvimento sobre esse livro, vou correr para ler para pegar a serie a tempo.
    Xoxo

    planeta94.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, é o que eu disse, realmente é muito questão de gosto, sabe? Tem gente que vê esse livro como um dos melhores do King (tem algumas pessoas que ousam até a dizer que é O Melhor dele), eu apenas não concordo hahaha Vai ver tu acabe gostando mais do que eu quando ler.
      Ainda não li O Chamado do Cuco, super desanimei de ler mais livros da JK depois de Morte Súbita. :/

      Beijos!!

      Excluir
  10. Tisaaa!
    Arregaçou a budega (traduzindo: ARRASô!) na resenha! King é muito foda e pra resenhar seus livros, tem que ser foda tb!
    Então, Freud diria que esse cara sente falta da vagina da mãe e do âmbito seguro que ela o proporciona.
    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Freud sabe das coisas... mas essa sua mania de resumir tudo à vagina de nossas mães me enchia o saco!
    Voltando à resenha.
    Eu nunca tinha ouvido falar desse livro! Fiquei até com vergonha. Poxa, uma guria que se diz fã do cara nunca ter ouvido falar de um livro dele? Eita...
    Enfim, adorei!
    E eu quero ler! *------*

    Beijos!
    Fabi Carvalhais
    Pausa Para Pitacos | Participe do TOP COMENTARISTA | Promoção PQ SIM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahah Realmente. Eu não conheço muito de Freud não (quase nada, na verdade kk), mas o pouco que sei ele realmente só fala de vagina e sexo. O cara era meio fissurado nisso, talvez ele precisasse de um terapeuta.
      Aaah mas não é motivo de vergonha, o King tem dezenaaas de livros, vez ou outra aparece alguns que eu nunca tinha nem ouvido falar haahha
      Obrigada pela visita e pelo comentário, Fabi!
      Beijos <3

      Excluir
  11. Olá Tisa!
    Eu adoooooooooooooooooooooooro esse livro! Um dos meus favoritos <3
    Concordo, algumas partes são meio chatinhas, principalmente quando ele fica sozinho vigiando o Lee. Mas de resto me apaixonei completamente. Concordo, King tem o dom de construir os personagens de tal forma q eles parecem reais. O final para mim é um dos melhores do King, espero que reproduzam isso fielmente na mini série!
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - SORTEIO 250 SEGUIDORES! FALTAM APENAS 15 SEGUIDORES! NOS SIGA E PARTICIPE :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, eu já não curti tanto o livro quanto você hahahah Achei ele meio fraco, ao menos em comparação com os outros livros do King que já li. É uma obra realmente bem escrita e bem construída, mas achei mancada continuarem tantos pontos soltos em um livro tão longo e com tantas informações inúteis :(
      Mas talvez eu só seja chata mesmo, vai saber hahaha
      Obrigada pelo seu comentário, Thalita, já estava sentindo sua falta por aqui! :)

      Excluir
  12. Oi, Tisa!
    Que post maravilhoso! Esse livro estava no meu radar pelas resenhas positivas, mas é muito grande e o plot não me interessou tanto, então, acabei deixando pra depois...
    Essa história do livro virar série me assusta um pouco, visto que DETESTEI a serie baseada no "Under the Dome" e tinha ouvido falar bem do livro também, mas vamos ser positivas! Hahaha
    Beijo e até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca li nem assisti Under the Dome, mas dizem que a série é uma bosta mesmo hahaha Já em relação ao seriado de Novembro de 63 eu tenho visto muitas opiniões positivas, apesar das mudanças na estória.
      Ainda não assisti, mas quando eu fizer isso talvez diga por aqui o que achei. :)

      Beijos, Thays!

      Excluir

Deixe o link do seu blog para que eu dê uma olhada, e obrigada pela visita! :)