Eai gata(o)! Ce tá bem no dia de hoje?

Para dar início às matérias do Projeto DamnedGirls (se tu ainda não sabe do que se trata, clica aí no link! tá tendo sorteio!!!!), trarei à tona um debate que está cada vez mais ganhando destaque na mídia, afinal, não está dando pra fugir: a mulherada tá problematizando meeeesmo, e tá caindo em cima meeeesmo.
Para você que, apesar do título, ainda não compreendeu muito bem o que será tratado aqui, lá vai: vou conversar contigo sobre o papel que as personagens femininas têm na mídia, como sua relevância para a estória e relação com os outros personagens.
Acredito que uma boa forma de começar falando sobre isso, é citar o Bechdel Test. Esse teste leva o nome da cartunista Alison Bechdel, que em 1985 popularizou o conceito a partir de uma personagem da HQ Dykes to Watch Out For que, aparentemente, expressou a ideia. Ele foi posto em prática com a intenção de analisar o papel feminino nas mídias (inicialmente em filmes, mas hoje parece ser utilizado também para livros, HQs e etc), mas como ele faz isso?
É bem simples. Só tem que responder três perguntas:

1. Existem ao menos duas mulheres na estória?
2. Que conversam entre si?
3. Sobre assuntos que não são relacionados a homens?

Em outras palavras, se na obra de ficção em questão não houverem pelo menos duas mulheres que conversem entre si sobre algo que não seja um homem - e, em algumas vezes, ainda existe a exigência de que as personagens tenham nomes -, ela não passa no teste, pois dá total destaque apenas ao personagem masculino, causando apagamento da força e da relevância feminina.
Durante algumas pesquisas, me surpreendi com alguns filmes que não passaram no teste, pois eu nunca havia posto em questão esses critérios. Acho que talvez tu também se surpreenda:



 A trilogia original de Star Wars. Existem apenas três mulheres que têm papeis com fala (além de um nome) na trilogia, que são a Princesa Leia, Aunt Beru e Mon Mothma (que foi uma das líderes da Aliança para Restauração da República). E nenhuma delas diz nem uma palavrinha entre si.

 TODA a trilogia de O Senhor dos Anéis. Apesar de haverem três fortes figuras femininas (Arwen, Eowyn e Galadriel), elas estão em partes completamente diferentes do mundo e nunca nem ao menos se encontraram, muito menos conversaram entre si. Sério, em todas as 10 horas de filme, nenhuma mulher realmente conversou com outra.


 Corra Lola, Corra. Apesar de Lola ser considerada uma dos melhores personagem em filme, "Corra Lola, Corra" ainda falha no teste por uma simples razão: Lola nunca teve uma conversa com outra mulher em nenhuma parte do filme. Ela conversa com o pai, com o namorado, com o guarda de segurança do banco do pai... Mas nem uma única mulher.


Mas gente, nem tudo é o fim! Sei que tu tá decepcionada(o), mas vários filmes legais e com grande audiência passaram com louvor no teste, e alguns deles são Menina de Ouro, Toy Story 3, O Labirinto do Fauno (esse filme é demais <3), Pequena Miss Sunshine, Sin City, e etc. Se quiser saber mais, nesse link AQUI tem uma listagem de 50 filmes que passaram no teste. Bora assistir filme com representação feminina, galera!! hahah


Enquanto escrevia esse post, eu fiquei em dúvida se deveria terminá-lo por aqui ou não, pois ainda faltam diversos tópicos a serem discutidos, como o sexismo em filmes (principalmente os de terror), fazendo parecer com que todas as mulheres pareçam mocinhas frágeis que precisam ser salvas, além da indiscutível erotização exacerbada em jogos, mas sempre tenho a sensação de que, quando escrevo posts longos demais, ninguém lê de verdade (é, eu sei que vocês fingem que leram tudo, espertinhos, rs), então de que vai adiantar, não é?
A minha ideia é dividir esse post em dois, ou até três, dependendo da necessidade, por isso o #1 lá no título. Mas os próximos ainda demorarão a vir, ok? Antes da próxima continuação, haverão os posts das meninas dos blogs Lua Literária e Psychoteca, falando sobre Mulheres na Literatura e Personagens que Quebram Esteriótipos.

Então, até a próxima, gente bonita! 


Referências:
http://bechdeltest.com/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Teste_de_Bechdel
http://filmschoolrejects.com/features/10-famous-films-that-surprisingly-fail-the-bechdel-test.php
http://www.gamesradar.com/50-greatest-films-pass-bechdel-test/



17 Comentários

  1. Awnn, amei o assunto... Porém ele é tão problemático! Eu tenho percebido que o estereótipo feminino vem exclusivamente do público feminino, falando de literatura. E a única forma de incrementar mais mulheres (ativas e de relevância)é fazer com que isso passe a ser uma demanda. Com atitudes assim, questionando o papel da mulher na ficção, e sobretudo na literatura, principalmente onde existe mais fluxo do público feminino.

    beijos,
    http://estilhacandolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, as mulheres reproduzem não apenas esse estereótipo, mas vários outros como "mulher tem que ser frágil e fofa", e isso é algo a ser desconstruído aos poucos. Espero que a sessão de posts do projeto DamnedGirls ajude um pouco nessa tarefa! :)

      Excluir
  2. Adorei as dicas! Realmente, se não fosse a sua lista, não conseguiria pensar em filmes que passassem no teste, sinal de que preciso ver os filmes da lista, e não ver esses filmes machistas. Obrigada pela dica!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que todas nós precisamos realmente nos atentar um pouco mais a isso, pois eu mesma nunca tinha me ligado em vários pontos.
      Abraços!

      Excluir
  3. Oi Tisa!! primeiro: eu leio tudinho tá? Até o final, acredite hahahaha.
    Eu amei o post, não tinha ideia da existência desse teste. E posso soltar um possível spoiler sobre o meu próprio post? Acredito que nenhum filme citado lá passou nesse teste.
    Parabéns, ficou perfeito.
    Beeijos
    lua-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaah Que bom, Bia, mas você é umas das poucas! De vez em quando aparece uma galera aqui comentando umas paradas super nada a ver kkkk
      Eita, sério?? Espero que eles tenham bons motivos para isso haha
      Obrigadaaa! Beijinhos

      Excluir
  4. Oi :D
    Nossa, que texto rico e incrível.
    Star wars e Senhor dos anéis eu notei isso mesmo mas deixei passar, ;x
    Vou guardar as perguntas pra textos outros roteiros!


    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não havia notado, justamente por terem personagens fortes como a Leia e a Arwen. Fiquei com a consciência super pesada, rs.

      Excluir
  5. Ô Tisa... Eu leio tudo! Juro juradinho!
    shuIAhsuiHSIUHAs
    Então, quando li as três perguntas que servem de comparativo para analisarmos a participação feminina nesse mundão de Deus, cheguei à conclusão de que quase nada que eu li/assisti na vida passa pelo teste! #TodosChoram
    Cara, como são relevantes essas perguntas! Na verdade alguns até passaram no teste, mas os meu preferidos levaram pau! Aiai...
    Eu tô adorando as matérias, adorando o Damnedgirls e tudo o mais.
    Ah, queria falar sobre os filmes de terror e suspense. Além de sempre acharem as mulheres indefesas, acham que somos burras também, né! Afffff... Fico tiririca da vida quando vejo isso! Rs

    Já falei demais, vc não vai ler meu comentário até o final!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Ah, te indiquei numa TAG lá no blog!

    Beijos!
    Fabi Carvalhais
    Pausa Para Pitacos | Participe do TOP COMENTARISTA | Promoção PQ SIM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou repetir a mesma coisa que falei pra Bia ali em cima: você é uma das únicas que genuinamente leem tudo, Fabi, pois costumam aparecer umas pessoas super doidas comentando uns negócios mega aleatórios aqui hahahaha
      Antes de ler com mais atenção sobre esse teste, eu também nunca havia analisado os livros/sérios/filmes que eu costumo acompanhar, e cara, realmente, quase nada passa nele. A consciência até pesa, pois algumas das minhas obras favoritas passam longe de cumprir os requisitos (como LOTR). :(
      Pooois é! Difícil um filme de terror/suspense em que a mulher é foda. Isso quando ainda não metem o famigerado estereótipo da loira burra. É pra tirar a paciência mesmo. ¬¬

      Li tudo! Juro juradinho! hahahaah

      Ah é?? Que lindo, adoro TAGs! Vou lá ver. <#

      Beijos Fabi

      Excluir
  6. Oi Tisa,

    amei o post! Especialmente porque na maioria das vezes é sempre assim mesmo, ou o papel da mulher na ficção é inútil ou estereotipado. Odeio que a maioria das histórias sempre trazem mulheres fracas e dependentes dos homens e não suporto aquela noção estúpida de que sempre de que se há duas mulheres na histórias, elas estarão competindo, geralmente por homens. Ah, você já ouviu falar do conceito de Manic Pixie Dream Girl? Tem bastante a ver com esse tema!

    Mas vou dar uma olhada nessa lista que passou no teste que você citou, aposto que tem muito filme bacana por lá!

    Beijos!
    Participe do Sorteio Mês das Mulheres, são 10 livros e muitos marcadores
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço não, do que ele se trata? Eu consigo imaginar, mas não tenho muita certeza se imaginei corretamente hahaha
      Dá uma olha sim, tem ótimos filmes!

      Excluir
  7. Oi, Tisa!
    Amei esse post. Sério. E fiquei chocada com os filmes que não passaram no teste.
    Aos poucos, o papel da mulher nos filmes estão mudando.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio do livro Marianas | Participe do sorteio Mês das Mulheres em Dobro
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
  8. Oi, Tisa! Tudo bem? Nossa, agora que fui ler esse post é que percebi que nunca tinha parado para refletir sobre isso... Realmente, são poucos os filmes/livros/séries/etc. que investem em personagens femininas fortes. Mas agora lembrei de um livro e uma minissérie homônima que faz isso com louvor: A Casa das Sete Mulheres. Já conhecia esta obra?

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que já ouvi falar, é uma minissérie que passou na globo há muitos anos atrás? Ou eu tô maluca? hahahah

      Excluir
  9. Olá
    Achamos muito legal esse projeto! Total apoio!
    Abraços da equipe do Dose Literária
    www.doseliteraria.com.br

    ResponderExcluir

Deixe o link do seu blog para que eu dê uma olhada, e obrigada pela visita! :)